segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Salvem as cavernas



Outro dia ouvi em A Voz do Brasil (confesso, sou ouvinte do programa) uma notícia sobre a nova lei que permitirá a destruição de cavernas para construção de empreendimentos, derrubando o antigo decreto que protegia esses habitats. Com as mudanças, as grutas naturais passam a ser classificadas por quatro critérios de relevância: máximo, alto, médio e baixo. Apenas as formações de "máxima relevância" deverão ser preservadas. As demais poderão ser eliminadas desde que haja autorização por parte de órgãos ambientais. Os critérios de classificação serão definidos pelo Ministério do Meio Ambiente. Calcula-se que cerca de 70% das cavernas do país estão ameaçadas.
Os especialistas não gostaram da nova lei. Como são ambientes muito específicos, com uma fauna única e condições de temperatura e umidade muito constantes, as cavernas precisam de regras especiais de uso e proteção.
Não entendo bulhufas de espeleologia, mas numa época em que se fala de aquecimento global e preservação da natureza, pode-se dizer que uma iniciativa como essa é no mínimo suspeita. O nosso ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, afirma que não podemos barrar o “desenvolvimento”. Fala sério, essa não convenceu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário