quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Este post é dedicado a todas as pessoas que ainda não sabem de que forma podem contribuir para a sustentabilidade do planeta. Para início de conversa, podemos falar sobre os 3 Rs: reduzir, reutilizar e reciclar. Reduzir porque o lixo é um problema, não é à toa que a questão dos lixões volta e meia está na mídia. Mas como é impossível viver sem produzir restos, o ideal é diminuir a quantidade produzida. E isso envolve o que chamamos de “consumo consciente”, resumido pelo Instituto Akatu de três maneiras:
1) Consumir diferente: tendo no consumo um instrumento de bem estar e não fim em si mesmo
2) Consumir solidariamente: buscando os impactos positivos do consumo para o bem estar da sociedade e do meio ambiente
3) Consumir sustentavelmente: deixando um mundo melhor para as próximas gerações

Pra vocês terem uma idéia, de acordo com uma pesquisa recente encomendada pela Confederação das Indústrias Britânicas (CBI, sigla em inglês) à empresa de consultoria McKinsey e publicada no site do Instituto Akatu, 60% das emissões de gases de efeito estufa são controladas ou influenciadas pelos consumidores. Ou seja, pequenos hábitos e decisões do nosso dia-a-dia fazem toda a diferença. Se estiver no supermercado, por exemplo, pense duas vezes antes de comprar qualquer coisa. Será que você realmente precisa de mais um hidratante? Em caso positivo, opte por produtos com menos embalagens ou com embalagens mais resistentes e reutilizáveis. Você também pode levar os produtos para casa usando uma bolsa feita de pano, evitando o uso de muitas sacolas plásticas. Para mais dicas, entre no site do Instituto Akatu: http://www.akatu.net/.

Reutilizar porque essa atitude reflete diretamente na redução. Afinal de contas, podemos usar os dois lados do papel para escrever, podemos transformar potes de vidro (de requeijão ou geléia, por exemplo) em lindos castiçais de vela, latas em porta-lápis e por aí vai. A imaginação não tem limite e ainda produz produtos personalizados. Quem estiver interessado em mais idéias, pode dar uma olhada no site Planeta Sustentável (http://www.planetasustentavel.com.br/). Eles têm uma seção de Casa super bacana, inclusive com dicas de materiais de construção sustentáveis.


Reciclar porque essa ação tem muitos benefícios como a economia de matéria-prima, de energia e de água. Mas é importante alertar que nem todos os materiais são recicláveis e que o processo de reciclagem não tem dado conta do volume assustador de produtos que vem sendo consumidos em todo o mundo. Você sabia que nós produzimos, em média, 2,5 kg de lixo por dia? Repare. O que nos leva de volta ao primeiro item dessa conversa: reduzir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário