sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Pegada Ecológica


Vocês sabem o que é pegada ecológica? São as "marcas" que deixamos no meio ambiente durante a nossa "caminhada" pela Terra. As nossas “pegadas" podem ser maiores ou menores, dependendo de como caminhamos. Essa estimativa mostra até que ponto a nossa forma de viver está de acordo com a capacidade que o planeta tem de oferecer e renovar seus recursos naturais assim como de absorver os resíduos que geramos. Entram na conta aspectos relacionados aos alimentos que consumimos, aos nossos hábitos de consumo, aos transportes que utilizamos e ao nosso estilo de vida.
Hoje fiz mais uma vez o teste da pegada ecológica e me surpreendi: apesar de todos os meus cuidados, a minha pegada ainda é alta. Ou seja, percebi que eu realmente tenho que deixar o carro na garagem durante mais tempo e, principalmente, comprar menos. Para vocês terem uma idéia, a pegada da Índia é, em média, de 0,76, a do Brasil de 2,39 e dos EUA é de 9,57.
Se você quiser saber a sua pegada, faça o teste em http://www.pegadaecologica.org.br/. Mas não basta fazer o teste, reflita e mude efetivamente as suas atitudes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário